Blog

PORQUE OS ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE E ADMINISTRADORAS DE CONDOMÍNIOS ESTÃO CONTANDO COM A SORTE?

Os Escritórios de Contabilidade e a Administradoras de Condomínios contam com a sorte quando deixam a critério de seus CLIENTES (empresas e condomínios) a escolha por uma empresa especializada em MEDICINA DO TRABALHO.

 

DESCUBRA O PORQUE NAS PRÓXIMAS LINHAS!

 

 

EXEMPLO CLÁSSICO:

1 (um) CONTADOR QUE NÃO POSSUI UM PARCEIRO DE MEDICINA DO TRABALHO

+

30 (trinta) CLIENTES

=

30 (trinta) PPRA/PCMSO DISTINTOS UM DOS OUTROS

Motivo: Cada CLÍNICA DE MEDICINA DO TRABALHO elabora seu PPRA/PCMSO de maneira diferente, pois não existe um modelo padrão para estes documentos serem elaborados.

 

 PORTANTO, VEJA O TEMPO QUE O CONTADOR PERDERIA PARA LANÇAR UMA SIMPLES INFORMAÇÃO NO e-SOCIAL QUE ESTA CONTIDA NO PPRA/PCMSO DE UM DE SEUS CLIENTES:

 

 1. PRIMEIRO PASSO 

O CONTADOR DEVE RECEBER UMA CÓPIA DO PPRA/PCMSO DE SEU CLIENTE

Mas como? Se existe Escritórios de Contabilidade que nem sabem se seu cliente possui a implantação de PPRA/PCMSO e muito menos qual empresa foi contratada. Certo ou errado?

Para aquelas pessoas que responderam ERRADO na pergunta a cima perguntamos:

Será que o contador já recebeu uma cópia digitalizada do PPRA/PCMSO ou já teve que encontrar e interpretar alguma informação no PPRA/PCMSO por algum motivo?

Se você se identificou com o contador que já passou pela situação descrita a cima, por favor continue lendo este texto, pois não é obrigação do contador interpretar PPRA/PCMSO e ter que correr atrás de informações técnicas com exatidão jurídica.

 

2. SEGUNDO PASSO:

E QUANDO O CONTADOR PRECISA CONFIRMAR AS INFORMAÇÕES  TÉCNICAS CONTIDAS NO PPRA/PCMSO?

Para qual telefone devo ligar?

Para qual e-mail devo enviar minha dúvida?

Com quem devo falar sobre este assunto?

* E porque isso ocorre?

Porque é provável que o contador nunca tenha tido contato com a empresa que elaborou o PPRA/PCMSO de todos seus clientes.

 

3. TERCEIRO PASSO

PARA PIORAR UMA SITUAÇÃO TÃO SIMPLES OLHA O QUE PODE ACONTECER COM SUA EQUIPE DE TRABALHO NO ÚLTIMO DIA DE ENVIO DAS INFORMAÇÕES PARA A PLATAFORMA DO e-SOCIAL:

– recebi as informações erradas;

– não consegui falar com a pessoa responsável;

– enviei e-mail solicitando, mas não recebi as informações em tempo hábil e agora meu cliente foi multado;

– a clínica não esta localizada na grande Florianópolis e agora nem mandar meu office boy buscar uma cópia PPRA/PCMSO;

– a clínica não existe mais E AGORA?

 

  • Este último item pode até parecer exagero, mas quando falamos de uma área de atuação nova no mercado, onde  já presenciamos várias clínicas abrirem e fecharem num piscar de olhos, vale ressaltar e alertar quanto a análise de capacitação e o tempo de atuação dos profissionais que serão contratados para realizar o PPRA/PCMSO de seus clientes.